Imagem de fundo

No estudo dos diversos diagnósticos diferenciais de mortes suspeitas, podemos observar ...

No estudo dos diversos diagnósticos diferenciais de mortes suspeitas, podemos observar características e sinais fisiológicos e macroscópicos. Sobre eles, assinale a alternativa INCORRETA.

A

A presença de um grande êmbolo pulmonar constitui uma das poucas causas de morte praticamente instantânea, devido ao bloqueio do fluxo sanguíneo pulmonar. A ocorrência é mais frequente em pós-operatórios de cirurgias mais amplas, queimaduras graves, traumatismos ou fraturas.

B

Indivíduos que moram sozinhos podem ser vistos mortos em meio a grande quantidade de sangue, o que supõe que a causa mortis pode ter sido violenta. Quando necropsiados, a causa do óbito pode ser descoberta como hemorragia digestiva alta, sem vestígios de ação violenta. Além do sangramento exteriorizado, outra complicação é a perfuração do tubo digestivo e o óbito por peritonite.

C

Uma pessoa em aparente bom estado de saúde, sem sinais prévios de qualquer doença, pode sentir dor abdominal cada vez mais intensa, choca e morre sem que se possa fazer o exame clínico. Podemos suspeitar de envenenamento e devemos colher e mandar os substratos necessários aos exames complementares. No entanto, a necropsia pode concluir o caso como Pancreatite Aguda Necrotizante.

D

A Síndrome de Waterhouse-Friderichsen é causada por infecção fulminante, na maioria dos casos pelo meningococo, em pessoas em bom estado de saúde, geralmente crianças. Nesse caso, ocorre uma coagulação vascular disseminada e púrpura evoluindo para choque em algumas horas ou dias. Durante a necropsia, além da púrpura, observamos necrose hemorrágica maciça de glândulas adrenais.

E

A SARA (Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto) é caracterizada pela rápida instalação de insuficiência respiratória grave e quase sempre fatal. O edema pulmonar tem origem cardiogênica (hidrodinâmica) e apresenta um aspecto microscópico característico: a formação de membranas hialinas alveolares.