Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Um homem de sessenta e um anos de idade, com história de hipertensão arterial havia muitos anos, compareceu ao ambulatório de um hospital apresentando quadro de dispneia. O paciente informou que, havia dois meses, vinha apresentando dispneia aos esforços maiores que os habituais e, nas últimas três semanas, o problema havia evoluído para dispneia aos médios e aos pequenos esforços. O exame físico revelou que o paciente estava normocorado, com extremidades quentes, frequência respiratória de 26 irpm, frequência cardíaca de 114 bpm, pressão arterial de 146 mmHg × 84 mmHg, turgência jugular a 30º e ausculta pulmonar normal. O ictus cordis estava propulsivo no 6.º EICE da linha axilar anterior, e o ritmo cardíaco estava irregular, em galope (presença de terceira bulha) e sem sopros. Adicionalmente, o médico constatou refluxo hepatojugular e edema de membros inferiores na região maleolar bilateral.

Assinale a opção em que o exame complementar indicado apresente resultado compatível com o quadro do paciente referido nesse caso clínico hipotético.

  • A. gasometria arterial em ar ambiente revelando acidose respiratória
  • B. eletrocardiograma normal e exame de cintilografia pulmonar de ventilação e perfusão com defeito de perfusão
  • C. radiografia de tórax com redistribuição vascular para os ápices e peptídeo natriurético do tipo B (BNP) de 646 pg/mL.
  • D. eletrocardiograma com supradesnível difuso do segmento ST e angiotomografia de artérias pulmonares normal
  • E. troponina T < 0,01 mg/L e ecocardiograma normal