Imagem de fundo

Em relação à Parotidite Recorrente Idiopática (PRI), que consiste na inflamação recorre...

Em relação à Parotidite Recorrente Idiopática (PRI), que consiste na inflamação recorrente e autolimitada da glândula parótida e atinge preferencialmente crianças dos três aos seis anos de idade, sendo mais frequente no sexo masculino, assinale a alternativa INCORRETA.
A
À palpação, a parótida apresenta-se duro-elástica e de limites bem definidos. O edema condiciona frequentemente apagamento do ângulo da mandíbula e elevação do lóbulo da orelha.
B
As hipóteses etiológicas que reúnem maior consenso defendem a diminuição do fluxo salivar devido à combinação de malformações canaliculares e infeções ascendentes a partir da cavidade oral.
C
A inflamação glandular resultante conduz à formação de sialectasias, metaplasia ductal, aumento da secreção mucosa e, consequentemente, diminuição do fluxo salivar, predispondo à inflamação recorrente.
D
A sialografia, pouco cômoda porque exige a injeção de um produto de contraste no canal parotídeo, é hoje considerada o exame de primeira linha. A imagem típica consiste na presença de sialectasias que correspondem a dilatações acinares e/ou canaliculares e que surgem como imagens saculares preenchidas por produto de contraste.