Medicina Especialidade Otorrinolaringologia

As cefaleias podem ser primárias ou secundárias. Alguns “sinais de alarme” sugerem as cefaleias secundárias e indicam a realização de exame de imagem. Sobre as cefaleias, assinale a afirmativa correta.
  • A. Entre as principais drogas causadoras de cefaleia são encontrados os bloqueadores de canal de cálcio e nitratos, além dos próprios analgésicos.
  • B. A cefaleia tensional atinge 40-70% da população. É bilateral, holocraniana, opressiva, de intensidade leve a moderada. O tratamento de escolha das crises é feito com triptanos.
  • C. O paciente típico da hemicrania paroxística é uma mulher adulta, com dor unilateral, periorbital e sintomas de lacrimejamento ocular, hiperemia conjuntival, congestão nasal e sudorese facial. A melhor droga para tratamento das crises são triptanos com oxigênio.
  • D. A enxaqueca corresponde a uma cefaleia frontotemporal unilateral, pulsátil, de intensidade moderada a forte com duração de 4 a 72 horas. O tratamento profilático é indicado quando as crises ultrapassam 3 a 5 episódios por mês e as drogas de escolha são os anticonvulsivantes.