Imagem de fundo

Sobre genética forense, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre genética forense, assinale a alternativa INCORRETA.

A

Em cenas de crime, costumam serem fontes de DNA bitucas de cigarro, manchas de sangue, manchas de sêmen, conteúdo de preservativos, objetos de uso pessoal, etc, sendo que, em todos eles, se procura, de forma preferencial, DNA mitocondrial.

B

A tecnologia da PCR permite multiplicar em vários bilhões de cópias regiões definidas do DNA, reduzindo a quantidade de material biológico necessário à análise das sequências repetitivas e DNA.

C

O DNA pesquisado pode ser o nuclear ou mitocondrial, sendo que, em condições normais, é pesquisado em sangue, material de polpa dentária, mucosa oral, medula óssea, dentre outros tecidos; o mitocondrial é usado quando há impossibilidade de uso do nuclear.

D

Quando o médico legista faz coleta de material em seres humanos vivos para confronto genético, é necessário que o mesmo consinta com o confronto e preencha um termo de consentimento livre e esclarecido. Juízes podem determinar a coleta de presos do sistema penitenciário para compor banco genético, na forma da lei.

E

São fontes de material genético, em casos de agressão sexual, materiais encontrados nas unhas da vítima, material vaginal, anal; material genético em locais onde foi deixada saliva, tais como mordeduras e lambeduras, pelos púbicos do agressor na vulva da vítima, dentre outras fontes.