Questões de Concurso sobre Psiquiatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
16.971 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Adolescente feminina, 15 anos, é trazida à avaliação psiquiátrica pela mãe após descoberta de múltiplas lesões autoinfligidas em antebraços e coxas. Apresenta histórico de três meses de isolamento social, queda no desempenho escolar e episódios de intoxicação alcoólica. Na entrevista inicial, mostra-se hostil à presença materna, mas estabelece boa vinculação com o entrevistador quando atendida sozinha. Relata sentimentos crônicos de vazio, medo intenso de abandono e histórico de relacionamentos interpessoais instáveis. Nega ideação suicida estruturada atual, mas admite pensamentos recorrentes de morte. Faz uso de cannabis nos finais de semana e experimentou cocaína recentemente.


Considerando a complexidade do quadro clínico e a fase do desenvolvimento, a conduta inicial mais apropriada para esse caso é


A

implementar tratamento farmacológico precoce com estabilizadores e antipsicóticos atípicos visando à estabilização do humor, atentando para os sintomas prodrômicos de transtorno bipolar apresentados.


B

estabelecer plano terapêutico ambulatorial, incluindo avaliação sistemática do risco suicida, entrevista familiar, contrato de segurança, psicoeducação sobre autolesão e seguimento psiquiátrico e psicoterápico semanal inicial.


C

iniciar psicoterapia individual intensiva focada em traços disfuncionais de personalidade, mantendo sigilo do atendimento e evitando intervenções familiares que possam comprometer a aliança terapêutica.


D

indicar internação psiquiátrica, devido à gravidade das autolesões e uso de substâncias, priorizando ambiente protegido para investigação diagnóstica completa antes de definir plano terapêutico.


E

focar inicialmente no manejo do uso de substâncias por meio de internação em unidade especializada em dependência química, visando ao estabelecimento de abstinência para adequada definição diagnóstica.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado