Imagem de fundo

O período perinatal é um momento de especial vulnerabilidade aos transtornos mentais, e...

O período perinatal é um momento de especial vulnerabilidade aos transtornos mentais, especialmente às doenças afetivas. Diferenças entre os gêneros, para muitos transtornos psiquiátricos, são atribuídas a influências genéticas, hormonais e a diferenças de papeis sociais. Flutuações dramáticas dos hormônios gonadais influenciam o aparecimento de doenças afetivas durante o período perinatal. A rápida flutuação dos níveis hormonais durante a gestação e, mais dramaticamente, a rápida queda destes níveis durante o pós-parto aumentam a prevalência dos transtornos de humor nesse período. Com relação ao tema, julgue os itens a seguir:


I - A depressão durante a gestão pode ser mascarada por sintomas comuns à depressão e à gestação (como cansaço, letargia, labilidade emocional, anedonia, sentimentos de culpa, desesperança e baixa auto estima).

II - A paroxetina é considerada segura para tratamento de uma gestante com Transtorno Depressivo Maior.

III - Segundo o DSM - 5, é considerado um “Transtorno depressivo maior com início no periparto” se o início do episódio depressivo ocorrer durante a gravidez ou nas 6 semanas seguintes ao parto.



Marque a alternativa correta.

A

Somente os itens I e III estão corretos.

B

Somente os itens II e III estão corretos.

C

Todos os itens estão corretos.

D

Todos os itens estão incorretos.