No que diz respeito às psicoterapias, analise: I. A terapia comportamental dialética te...

No que diz respeito às psicoterapias, analise:

I. A terapia comportamental dialética tem sido utilizada com sucesso em pacientes com transtorno de personalidade borderline e comportamento parassuicida. Embora útil para sintomas comportamentais circunscritos, o método não pode tratar áreas globais de disfunção (p.ex., conflitos neuróticos).

 II. Os três componentes da terapia cognitiva da depressão são aspectos didáticos, técnicas cognitivas e técnicas comportamentais. A terapia é relativamente curta, dura cerca de 25 semanas. Se o paciente não apresentar melhora nesse período, o diagnóstico deve ser reavaliado.

III. O biofeedback baseia-se na idéia de que o sistema nervoso autônomo pode estar sujeito a controle voluntário mediante condicionamento operante. Seus benefícios podem ser aumentados pelo relaxamento que os pacientes são treinados a facilitar.

IV. No psicodrama, a dramatização terapêutica de problemas emocionais inclui o protagonista ou paciente, aquele que atua os problemas com a ajuda de egos auxiliares, aqueles que representam aspectos variados do paciente e o diretor psicodramaturgo, ou terapeuta, aquele que guia os demais no drama em direção à aquisição de insight.

 É correto o que consta em

A

I, II e IV, apenas.

B

I, II, III e IV.

C

II, III e IV, apenas.

D

I, II e III, apenas.

E

II e IV, apenas.