Imagem de fundo

Quanto à classificação dos Transtornos Mentais, segundo a CID 10, é correto afirmar:

Quanto à classificação dos Transtornos Mentais, segundo a CID 10, é correto afirmar:

A

Anorexia nervosa é um transtorno caracterizado por perda de peso intencional, induzida e mantida pelo paciente. Existe baixo peso, desnutrição de grau variável e modificações endócrinas e metabólicas secundárias e de perturbações das funções fisiológicas. Os sintomas compreendem uma restrição das escolhas alimentares, a prática excessiva de exercícios físicos. Diferencia-se da bulimia nervosa pela ausência de comportamento purgativo como vômitos provocados e utilização de laxantes, anorexígeros e de diuréticos.

B

Retardo mental é a parada do desenvolvimento ou desenvolvimento incompleto do funcionamento intelectual, caracterizado essencialmente por um comprometimento, durante o período de desenvolvimento, das faculdades que determinam o nível global de inteligência, isto é, das funções cognitivas, de linguagem, da motricidade e do comportamento social. O retardo mental pode acompanhar um outro transtorno mental ou físico, ou ocorrer de modo independente. Classifica-se em retardo mental leve; retardo mental moderado; retardo mental grave e retardo mental profundo.

C

Na hipersônia, o sono é de quantidade e de qualidade não satisfatórias; o transtorno de sono persiste durante um período prolongado; pode se tratar de uma dificuldade de adormecer associada a um estado de sonolência diurna excessiva e ataques de sono, e por períodos de transição curtos até o estado de vigília completo após o despertar matinal. Há também uma ausência de sincronicidade entre o horário de vigília-sono e o horário vigília-sono apropriado ao ambiente de um indivíduo.

D

O terror noturno é uma experiência de sonho carregada de ansiedade ou de medo que se acompanha de uma lembrança muito detalhada do conteúdo do sonho. Esta experiência de sonho é muito intensa e comporta em geral temas como ameaças à existência, à segurança ou à auto-estima. É freqüente que os pesadelos tenham tendência a se repetir com temas idênticos ou similares. Os episódios típicos comportam certo grau de hiperatividade neurovegetativa, mas sem atividade verbal ou motora notável. O indivíduo se senta ou se levanta, comumente no final do sono noturno, com um grito de pânico. Freqüentemente corre até à porta como se quisesse fugir, mas raramente deixa seu quarto. Ao despertar, o sujeito se torna rapidamente alerta e bem orientado.

E

A síndrome de Dhat, dentro das disfunções sexuais, diz respeito às diferentes manifestações segundo as quais um indivíduo é incapaz de participar numa relação sexual, como ele ou ela desejaria. A resposta sexual é um processo psicossomático, e, mais comumente, processos tanto psicológicos quanto somáticos intervêm na causação da disfunção sexual. O transtorno hipoativo de desejo sexual diz respeito à perspectiva de relação sexual produzir medo ou ansiedade suficientes para que a atividade sexual seja evitada; há ausência do prazer sexual.