Imagem de fundo

Com relação aos transtornos ansiosos é correto afirmar:

Com relação aos transtornos ansiosos é correto afirmar:

A

É uma condição psicopatológica incomum entre a população em geral, não sendo uma importante causa de procura aos serviços de saúde.

B

Apesar do importante quadro de sintomas somáticos (cardiovasculares, neurovasculares, respiratórios, etc), não há, nesse caso, necessidade que o diagnóstico diferencial de condição médica geral seja descartado.

C

O tratamento de escolha envolve o uso de medicações com função de controle sintomático (antidepressivos tricíclicos, inibidores seletivos da recaptura de serotonina e benzodiazepínicos), além de terapia cognitivo comportamental e exposição a situações fóbicas.

D

Ainda não são claras as evidências de fatores biológicos associados aos transtornos ansiosos, mas alguns estudos envolvendo o sistema gabaérgico, noradrenérgico e serotonérgico parecem ser promissores.

E

Os critérios diagnósticos para o transtorno de ansiedade generalizado incluem a presença de recorrentes ataques de pânico, inesperados e recorrentes, com sensação de desconforto físico, sudorese, parestesias e calafrios.