Imagem de fundo

Sobre a política de organização da assistência em saúde mental no país, ao longo dos úl...

Sobre a política de organização da assistência em saúde mental no país, ao longo dos últimos anos, é incorreto afirmar que:

A

a organização dos serviços ainda é predominantemente "hospitalocêntrica", com maioria dos recursos financeiros gastos neste setor, mas havendo estratégias para reorientação deste modelo.

B

atualmente, há legislação federal que obriga o fechamento dos hospitais psiquiátricos nos próximos dois anos, dada a insuficiência deste equipamento em responder às necessidades da população.

C

a década de 70 caracterizou-se por um aumento no número de leitos em hospitais psiquiátricos, significativamente maior que o aumento populacional no mesmo período.

D

embora existam hospitais-dia no país, desde a década de 60, foi apenas a partir de 1992 que esses serviços puderam ser credenciados junto ao Ministério da Saúde.

E

pelos critérios da Organização Mundial de Saúde, expressos na relação entre números de habitantes e de leitos psiquiátricos, há regiões do país com número de leitos insuficiente.