Questão 542651 - Psiquiatria
Concurso: Tribunal de Justiça de Alagoas - AL (TJ/AL/AL) 2012
Cargo: Analista Judiciário - Área Psiquiatria
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)
Nível: Superior
Medicina Especialidade Psiquiatria
Vítima de violência urbana, José passou a apresentar recordações vívidas do evento traumático, sensações físicas e emocionais semelhantes àquelas apresentadas durante o episódio de violência, além de insônia e dificuldade de concentração.
Com base no caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.-
A.
Entre as características clínicas principais do transtorno, encontra-se um padrão de esquiva e anestesiamento emocional.
-
B.
O estressor é o fator primário no desenvolvimento do transtorno; assim, todos os indivíduos apresentariam esse mesmo transtorno diante do mesmo evento traumático.
-
C.
De acordo com DSM-IV, a duração mínima dos sintomas do transtorno apresentado é de dois meses.
-
D.
O modelo comportamental considera que as pessoas afetadas são incapazes de processar ou racionalizar o trauma que precipitou o transtorno.
-
E.
Os sintomas do transtorno de José podem variar ao longo do tempo e sua intensidade independe de períodos de estresse que José possa vir a sofrer.