Imagem de fundo

Entre os pressupostos defendidos pelo movimento de reforma psiquiátrica no Brasil, é co...

Entre os pressupostos defendidos pelo movimento de reforma psiquiátrica no Brasil, é correto afirmar:

A

Que o modelo asilar de hospital psiquiátrico tradicional deve ser paulatinamente substituído por centros hospitalares especializados em que se tratem patologias psíquicas separadamente para que, desse modo, não haja agravamentos com o convívio entre pacientes psicóticos e neuróticos.

B

Que se privilegie os pacientes agudos na atenção em saúde mental, uma vez que os crônicos, já institucionalizados, já moldaram suas patologias ao modelo asilar

C

Que deve sempre que possível, evitar a redução de leitos hospitalares, mas modernizá-los dentro dos padrões internacionais, uma vez que se tornaria paradoxal redução de leito e aumento populacional.

D

Que o modelo asilar, institucionalizante, deve ser substituído por modelos em que se direcione a reinserção do indivíduo e consequentemente o direcione no sentido do resgate da cidadania.

E

Que o espaço do hospital psiquiátrico deve ser mantido para os portadores de transtornos psiquiátricos associados a transtorno de personalidade anti-social e/ou para os pacientes que não possuem residência.