Imagem de fundo

Apesar de a esquizofrenia ser o quadro mais típico das síndromes psicóticas, outros tra...

Apesar de a esquizofrenia ser o quadro mais típico das síndromes psicóticas, outros transtornos psicóticos podem confundir com esta ou servirem de base como diagnóstico diferencial. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

A

O transtorno esquizofreniforme caracteriza-se por um quadro idêntico em todos os aspectos ao da esquizofrenia, exceto pela duração dos sintomas de, no mínimo, um mês e, no máximo, seis meses com retorno à normalidade.

B

O transtorno esquizoafetivo é definido por um transtorno no qual tanto os sintomas afetivos quanto os esquizofrênicos são igualmente proeminentes, de tal modo que não pode ser diagnosticado como esquizofrenia nem como transtorno de humor.

C

O transtorno delirante persistente é essencialmente caracterizado pela presença de uma ideia delirante fixa e inabalável. Os sintomas diferem do delírio esquizofrênico devido à natureza não bizarra de seus delírios e ausência de alucinações proeminentes e embotamento afetivo.

D

O transtorno psicótico breve é caracterizado por sintomas que duram menos de seis meses e ocorrem após um estresse evidente na vida do paciente. Os sintomas são semelhantes aos de outros transtornos psicóticos, porém com mais instabilidade, volatilidade e desorientação.