Questão 924621 - Psiquiatria

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Medicina Especialidade Psiquiatria

A demência pode ser definida como síndrome caracterizada por alterações de memória associadas a déficits de pelo menos uma das funções cognitivas: linguagem (afasia), função motora (apraxia), reconhecimento (agnosia) ou função executiva. Alterações da personalidade também podem estar presentes, por vezes, antes mesmo de os prejuízos de memória se iniciarem. A respeito desses processos demenciais, assinale a opção correta.
  • A. A demência vascular tem como fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, tabagismo, doenças cerebrais e cardiovasculares.
  • B. A demência fronto-temporal caracteriza-se por declínio cognitivo progressivo, sendo a atenção, as funções executivas e as habilidades visuoespaciais os domínios mais comprometidos na fase inicial, com relativa preservação da memória.
  • C. A hidrocefalia com pressão normal é uma causa de demência degenerativa de início súbito caracterizada por deterioração cognitiva, alterações de marcha e incontinência urinária.
  • D. Na demência de Alzheimer, são comuns alterações precoces de personalidade e de comportamento, como sinais de frontalização; o declínio para fatores recentes é um sinal tardio da doença.