Imagem de fundo

Quanto à Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), de acordo com o DSM-5,

Quanto à Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), de acordo com o DSM-5,

A

doença pulmonar é o principal distúrbio médico comórbido com SPI. Deficiência de ferro e insuficiência renal crônica também são comórbidas com SPI.

B

estudos amplos de associação genômica descobriram que há associação significativa entre SPI e variantes genéticas comuns em regiões intrônicas ou intergênicas em MEIS2, BTBD8, MAP3K6 nos cromossomos 3p, 5p e 16q, respectivamente.

C

a diferença de gênero na prevalência da SPI é explicada, pelo menos em parte, pela paridade, sendo que em mulheres nulíparas e em homens da mesma idade o risco de incidência da síndrome é o mesmo.

D

as taxas de prevalência da SPI variam bastante quando são utilizados critérios amplos, porém variam de 2 a 7,2% quando são utilizados critérios mais definidos. A SPI diminui com a idade, e a prevalência da síndrome pode ser mais alta nas populações asiáticas.

E

os movimentos periódicos das pernas no sono podem servir como evidência comprobatória de SPI, mas os movimentos periódicos das pernas durante a vigília não dão suporte ao diagnóstico de SPI.