Imagem de fundo

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de mama é o tipo mais comum de c...

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil. Acerca das técnicas de tratamento radioterápicas aplicadas a mama e parede torácica.


1. O posicionamento para realização do planejamento e posterior tratamento radioterápico de mama é em decúbito dorsal com imobilização do paciente com a mão ipsilateral ao tumor sob a cabeça e o rosto voltado para o lado contralateral.

2. Existem três principais técnicas para irradiação da cadeia mamária interna: feixe misto de fótons e elétrons, campos tangentes com colimação parcial usando blocos e campos tangentes alargados. Outra opção ainda é o uso do IMRT (do inglês, Intensity Modulated Radiation Therapy) com planejamento inverso.

3. No planejamento 3D de mama e mamária interna a técnica radioterápica apresenta maior complexidade em função da confluência de diversos campos de tratamento, existindo a possibilidade de ocorrência de pontos quentes ( alta dose) e pontos frios ( baixa dose) no volume alvo. O limite profundo de irradiação será de 1,5 a 3 cm de região pulmonar.

4. A modalidade clássica utilizada para radioterapia da mama é a Teleterapia, é notório que existam diversos esquemas de dose e fracionamentos. O uso do esquema de tratamento hipofracionado de mama proporciona um maior período de tratamento com uma menor dose por fração, usualmente, com 1.8cGy a 2.0cGy por dia ( fração).

5. Para realizar o planejamento e tratamento da mama são utilizados moldes individuais (alpha-cradle ou vac-lock) ou pranchas indexadas tipo breast board para garantir maior reprodutibilidade do planejamento. Dentro deste contexto a terapêutica é realizada com técnica de dois campos tangentes paralelos e opostos, já em pacientes mastectomizadas a parede torácica pode ser tratada com energia de fótons ou elétrons incidindo de forma mais perpendicular possível.


Sobre as afirmações assinale a alternativa CORRETA:


A

As afirmações 1 e 5 estão corretas.

B

As afirmações 1, 4 e 5 estão corretas.

C

As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.

D

As afirmações 1, 2 e 5 estão corretas.

E

As afirmações 2 e 5 estão corretas.