Medicina Especialidade Medicina Nuclear Radiologia

A precisão diagnóstica do ecodoppler na detecção das estenoses significativas da artéria carótida interna é de cerca de 90%. A precisão do imageamento Doppler CW realizado com sonda de bastão não imageadora fica ligeiramente abaixo de 90%, enquanto a especificidade diagnóstica aumenta com o ecodoppler e novamente com o ecodoppler colorido. Em relação a este assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É difícil avaliar o nível de aumento da precisão diagnóstica com o Doppler colorido, porque existem dúvidas quanto à capacidade de classificar as estenoses com base no “padrão de referência” (arteriografia das carótidas).

( ) As limitações intrínsecas à reprodutibilidade do ecodoppler combinado com a correção do ângulo Doppler e as incertezas quanto à demonstração da lesão em presença de placas calcificadas volumosas contribuem para a redução da precisão diagnóstico dessa técnica.

( ) As precisões diagnósticas do ecodopler e do Doppler colorido são indubitáveis na presença de 2 (dois) tipos de lesão.

( ) O aspecto da luz residual no Doppler colorido ou no Doppler de potência geralmente é descrito como fluxo “gotejante”.

  • A.

    V/ V/ F/ V

  • B.

    F/ F/ F/ V

  • C.

    F/ V/ V/ V

  • D.

    V/ F/ F/ V

  • E.

    V/ V/ F/ F