Imagem de fundo

Paciente masculino, 28 anos, dá entrada no pronto socorro devido a acidente automobilís...

Paciente masculino, 28 anos, dá entrada no pronto socorro devido a acidente automobilístico. Segundo os socorristas, era motorista num dos veículos envolvidos, estava com cinto de segurança e no veículo não havia air bag. Queixava-se de forte dor torácica esquerda, falta de ar e dificuldade de respirar. Ao exame apresentava-se taquipneico, hipocorado ++/4, cianótico, com turgência de jugular, crepitação na parede anterior do hemitórax esquerdo, ausência de murmúrio vesicular e hipertimpanismo à percurssão.

Assinale a opção que indica o diagnóstico e a melhor conduta para esse paciente.

A

Pneumotórax hipertensivo. Realizar imediatamente um raio-X de tórax para confirmação e, se positivo, drenar com agulha grossa no segundo espaço intercostal, linha hemiclavicular.

B

Hemotórax. Deve ser submetido a drenagem do tórax com a colocação de um dreno intercostal. Se sair mais de 1500 ml de sangue deve ser indicado toracotomia de urgência.

C

Pneumotórax hipertensivo. Proceder imediatamente à drenagem com agulha grossa ou catéter no quinto espaço intercostal, linha hemiaxilar média.

D

Hemotórax. Deve ser submetido à drenagem do tórax com a colocação de um dreno intercostal e realizar auto hemotransfusão.

E

Pneumotórax hipertensivo. Toracotomia imediata por tratarse provavelmente de lesão traqueal por cisalhamento devido à desaceleração brusca.