Medicina Especialidade Urologia

Segundo o IBGE, a principal causa de morte em jovens é o traumatismo externo, sendo também a terceira principal causa de morte na população brasileira em geral. Aproximadamente, 3 a 10% dos indivíduos vítimas de trauma terão lesão no trato geniturinário, com mais acometimento do rim, seguido da bexiga, uretra e ureter, respectivamente. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao trauma renal.
  • A. Lesões significativas (graus II a V) são vistas em 70% dos traumas renais; sendo que 80% dos casos de trauma devem ser tratados cirurgicamente.
  • B. Em pacientes instáveis e com indicação cirúrgica pode ser realizado pielografia endovenosa single shot na sala de operações e até mesmo durante o ato cirúrgico.
  • C. O padrão-ouro para investigação de trauma renal é a Tomografia Computadorizada (TC) helicoidal, com sensibilidade de 90 a 100% e deve ser composta por duas captações.
  • D. O sintoma mais frequente de trauma renal é a hematúria, embora 25 a 50% dos pacientes com lesão de pedículo renal ou de junção pieloureteral possam não apresentá-la.