Questões de Concurso sobre Urologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4.614 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Ano: 2026
Prova: VUNESP - Prefeitura de Osasco - Médico Urologista - 2026

Paciente masculino, 54 anos com sintomas de jato urinário fraco, hesitação, intermitência, nictúria 4 x, comparece para avaliação. Ao exame físico, próstata de 60 gramas, com nódulo em ápice direito; PSA: 3,7 ng/mL com relação livre/total 5%.


A partir dessas informações, qual o próxima conduta adequada?


A

Realizar ressonância magnética multiparamétrica de próstata.


B

Repetir o PSA em três meses.


C

Solicitar urina I e urocultura para descartar prostatite.


D

Realizar estudo urodinâmico.


E

Iniciar terapia combinada devido aos sintomas do paciente.

As infecções do trato urinário (ITU (Infecção do Trato Urinário)) são frequentes na prática clínica, especialmente em mulheres. O diagnóstico diferencial entre cistite e pielonefrite é essencial para a escolha terapêutica. Acerca deste tema, avalie as afirmativas abaixo.


(__)A presença de sinal de Giordano positivo (dor à punho-percussão lombar) é um achado clínico sugestivo de pielonefrite aguda, indicando comprometimento do parênquima renal.

(__)A cistite aguda não complicada em mulheres jovens é caracterizada por disúria, polaciúria e urgência miccional, geralmente sem febre alta ou dor lombar, sendo a Escherichia coli o agente etiológico mais comum.

(__)O tratamento de bacteriúria assintomática é mandatório em todos os pacientes idosos, independentemente de comorbidades, para prevenir a evolução para urosepse.

(__)Em gestantes, a bacteriúria assintomática deve ser rastreada e tratada sistematicamente, pois está associada a maior risco de pielonefrite, parto prematuro e baixo peso ao nascer.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

F, V, V, F.


B

V, V, F, V.


C

F, F, V, V.


D

V, F, F, V.


E

V, V, V, F.

Acerca da tuberculose geniturinária, pode-se afirmar que:


A

a infecção ascendente ou retrógrada através do sistema urinário é a primeira e mais comum via de infecção


B

o tratamento com isoniazida durante 9 meses, dos pacientes que sofrem de tuberculose latente, pode diminuir o risco de reativação da doença em até 20% dos casos


C

o epidídimo, segundo local de tuberculose geniturinária mais comum de disseminação hematogênica depois dos rins, está envolvido em até 55% dos pacientes com tuberculose geniturinária


D

a tuberculose também pode atingir o sistema geniturinário pela propagação contígua, porém a disseminação de tuberculose da coluna vertebral para os rins ainda é algo inédito na literatura


E

os sintomas constitucionais típicos da tuberculose geniturinária, como febre, perda de peso, suores noturnos e mal-estar, estão presentes na maioria dos casos de pacientes com essa doença

Um homem de 42 anos com diagnóstico de câncer de pênis é encaminhado ao serviço de urologia para amputação cirúrgica do tumor primário. Apesar de a má higiene ser considerada uma das principais causas desse tipo de câncer, há também uma infecção que é bastante associada ao desenvolvimento desses tumores. Essa infecção é denominada:


A

HPV


B

clamídia


C

gonorreia


D

Epstein-Barr


E

Herpes simples tipo 2

Um paciente de 55 anos procura atendimento urológico relatando disfunção erétil. Durante anamnese, o paciente relata, também, tratamento de síndrome depressiva com uso contínuo de trazodona e bupropiona, além de declarar-se hipertenso em uso de anlodipino, enalapril e propranolol. Dentre as medicações relatadas, de acordo com a literatura, aquela que parece ter maior contribuição na piora da disfunção erétil é o(a):


A

enalapril


B

trazodona


C

anlodipino


D

bupropiona


E

propranolol

Em relação à recidiva bioquímica do câncer de próstata tratado com prostatectomia radical, analise as assertivas abaixo:


I. Cintilografia óssea em PSA menor que 10 ng/mL é positivo para metástases em 4% dos exames.

II. PET CT com PSMA identifica recidiva tumoral ou metástases em aproximadamente 85% dos pacientes com PSA maior que 1 ng/mL.

III. A radioterapia de resgate na pelve é um tratamento não curativo na recidiva bioquímica após prostatectomia radical.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

I, II e III.

Paciente de 7 anos de idade vem se queixando para sua mãe de perda urinária constante e disúria. Já teve alguns episódios de infecção urinária. Ao prosseguir a investigação, observou-se duplicidade pielo-ureteral completa, com ureter ectópico no rim direito. Considerando esse quadro, assinale a alternativa correta.


A

O ureter do polo inferior geralmente se insere na bexiga de forma ectópica.


B

Duplicidade pielo-ureteral é a anomalia renal mais frequente.


C

É incomum a associação de ureter ectópico e duplicidade pielo-ureteral.


D

Ureter ectópico com inserção abaixo do esfíncter urinário externo causa perda urinária contínua.


E

É alta a incidência de nefroblastomas em casos de duplicidade pielo-ureteral.

Quais são as neoplasias testiculares associadas à produção aumentada de alfafetoproteína?


A

Coriocarcinomas puros.


B

Linfomas.


C

Seminomas puros.


D

Tumores do saco vitelínico e carcinoma embrionário.


E

Teratomas maduros e seminomas puros.

A ultrassonografia com Doppler colorido é utilizada como propedêutica armada nos seguintes casos:


I. Torção de cordão espermático.

II. Avaliação da vascularização de tumores renais e trombos.

III. Pesquisa do fluxo da urina pelos meatos ureterais.

IV. Avaliação da vascularização do pênis em farmacoereção.


Quais estão corretos?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III e IV.


D

Apenas I, II e IV.


E

I, II, III e IV.

Em relação ao PET-CT e seu uso na urologia, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. São utilizadas moléculas marcadas com elemento radioativo que emite fótons por interação dos pósitrons com elétrons.

II. Uma das técnicas utiliza a glicose marcada com elemento radioativo; as células tumorais são identificadas por serem ávidas por glicose.

III. A unidade de medida é o Standardized Uptake Value (SUV).

IV. No câncer de próstata, utiliza-se o PSMA com Gálio 68 ou com Fluorina 18.


A

Todas as assertivas estão corretas.


B

Todas as assertivas estão incorretas.


C

Apenas a assertiva I está correta.


D

Apenas as assertivas II e III estão corretas.


E

Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

São fatores de risco para o desenvolvimento de carcinoma urotelial de bexiga:


I. Tabagismo ativo e passivo.

II. Radiação pélvica.

III. Exposição a aminas aromáticas.

IV. Exposição a hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.


Quais estão corretos?


A

Apenas I.


B

Apenas IV.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

Em relação ao carcinoma urotelial de bexiga, é correto afirmar que:


A

A infecção por Schistosoma haematobium é fator de risco.


B

O carcinoma in situ de bexiga tem alterações genéticas semelhantes ao carcinoma invasor de bexiga.


C

O tumor Ta invade a lâmina própria da mucosa.


D

A variante sarcomatoide não é associada a massas infiltrativas vesicais e tem alta chance de cura.


E

Todas as alternativas acima estão corretas.

Em relação ao câncer de rim na doença de Von Hippel-Lindau (VHL), analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. É uma doença autossômica dominante.

II. Os tumores renais são bilaterais e de apresentação precoce na vida do paciente.

III. O gene VHL é um gene supressor tumoral.

IV. A vigilância dos tumores menores que 3 cm é aconselhada.


A

Todas as assertivas estão corretas.


B

Todas as assertivas estão incorretas.


C

Apenas a assertiva I está correta.


D

Apenas as assertivas II e III estão corretas.


E

Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

Durante treinamento em ressecção transuretral de próstata, o residente apresenta dificuldades técnicas.


Nesse caso, a conduta CORRETA do supervisor deve ser:


A

Intervir diretamente para garantir segurança do paciente, orientar passo a passo e avaliar desempenho com critérios objetivos.


B

Permitir que o residente conclua sozinho, mesmo com risco elevado.


C

Avaliar apenas resultados finais, sem acompanhamento intraoperatório.


D

Delegar supervisão a outro residente mais experiente.


E

Suspender treinamento prático até conclusão de curso teórico.

Paciente com diagnóstico de bexiga neurogênica espástica, secundária a lesão do sistema nervoso central, apresenta dificuldade de esvaziamento vesical adequado, com risco de retenção urinária e complicações do trato urinário superior.


Nessa condição clínica, o método recomendado para o esvaziamento vesical é


A

manobra de Credé.


B

cateter vesical de demora com balão insuflado.


C

manobra de Valsalva.


D

esvaziamento vesical espontâneo.


E

cateterismo intermitente limpo.

Um paciente de 65 anos, portador de insuficiência renal crônica estágio 4, é admitido em hospital universitário para investigação de hematúria macroscópica persistente. Durante a internação, o Urologista responsável solicita exames invasivos sem fornecer informações detalhadas sobre riscos, alternativas diagnósticas e possíveis complicações. O paciente evolui com infecção urinária grave após cistoscopia, necessitando internação prolongada em UTI. Considerando os princípios da bioética, a legislação médica brasileira e a responsabilidade civil e penal do médico, é CORRETO afirmar que:


A

A ausência de consentimento informado configura infração ética, mas não gera responsabilidade civil, pois o paciente estava internado em hospital público.


B

O médico responde civilmente pelos danos decorrentes da omissão de informação, podendo ainda ser responsabilizado penalmente por lesão corporal culposa.


C

O consentimento informado é dispensável em procedimentos diagnósticos, sendo obrigatório apenas em cirurgias de grande porte.


D

A responsabilidade do médico é afastada pelo fato de o paciente já apresentar doença crônica grave, que por si só aumenta o risco de complicações.


E

O dever de informação recai exclusivamente sobre a equipe multiprofissional, não sendo atribuição direta do médico assistente.

Homem de 62 anos apresenta noctúria, hesitação miccional e sensação de esvaziamento incompleto. Ao exame físico, observa-se bexiga palpável em hipogástrio após micção. Com base na semiologia urológica, é CORRETO afirmar que esse achado clínico:


A

É característico de pielonefrite aguda, com retenção urinária secundária à inflamação renal.


B

Sugere uretrite crônica, com obstrução funcional da uretra anterior.


C

É típico de litíase renal bilateral, com bloqueio simultâneo dos ureteres.


D

É compatível com obstrução infravesical, frequentemente relacionada à hiperplasia prostática benigna.


E

Indica insuficiência renal aguda, sem relação com obstrução vesical.

Considerando que uma mulher de 55 anos apresenta perda urinária aos esforços, assinale CORRETAMENTE a conduta a ser tomada:


A

Observação clínica, suficiente em todos os casos.


B

Radioterapia, primeira escolha em incontinência de esforço.


C

Prostatectomia radical, indicada em mulheres com incontinência.


D

Cateterismo vesical permanente, como tratamento padrão.


E

Sling suburetral, indicado em casos de incontinência de esforço refratária.

Homem, 30 anos, deu entrada no pronto-atendimento com episódios de forte dor em flanco esquerdo, irradiada para o testículo, acompanhada por disúria, náuseas e vômitos. Foram feitas hidratação e analgesia, com alívio da dor. Realizada tomografia de abdome e pelve sem contraste, que mostrou cálculo em ureter distal de 6 mm. Sumário de urina com 3 piócitos, nitrito negativo. Função renal normal.


É CORRETO afirmar que a conduta mais adequada é:


A

avaliação urológica urgente para a realização de ureteroscopia.


B

avaliação urológica urgente para a passagem de cateter duplo J.


C

prescrever Tansulosina por até quatro semanas para facilitar a passagem da pedra.


D

prescrever Ciprofloxacino para tratamento de infecção do trato urinário associada à nefrolitíase.


E

prescrever opioide para casa para evitar recidiva da dor.

Homem de 63 anos com tumor renal de 4,2 cm em polo superior é programado para nefrectomia parcial, apresentando IMC 33, histórico de múltiplas cirurgias abdominais prévias e tumor posterior de acesso difícil. Ele refere o desejo por menor tempo de internação e melhor preservação da função renal. O serviço dispõe de cirurgia laparoscópica convencional e cirurgia robótica.


Considerando aspectos técnicos e resultados comparativos entre as abordagens, qual é a melhor argumentação para se preferir a cirurgia robótica nesse caso?


A

A cirurgia robótica apresenta menor tempo operatório em todos os cenários, inclusive em cirurgias complexas ou com cirurgiões iniciantes.


B

A cirurgia robótica reduz consistentemente custos hospitalares quando comparada à técnica laparoscópica.


C

A cirurgia robótica reduz a possibilidade de complicações relacionadas à posição do paciente em Trendelenburg.


D

A cirurgia robótica oferece maior destreza instrumental, melhor sutura intracorpórea e menor taxa de conversão para cirurgia aberta em nefrectomias parciais complexas.


E

A cirurgia laparoscópica proporciona melhores taxas de margem cirúrgica negativa em tumores renais posteriores.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado