Questão 1069546 - Medicina
Concurso: Polícia Militar de São Paulo - SP (PM/SP/SP) 2010
Cargo: Polícia Militar / 2º Tenente - Medicina - Área Hematologia
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
Assinale a afirmativa correta em relação às doenças monoclonais correlatas aos distúrbios dos plasmocitos.
-
A.
Em cerca de 50% dos casos de Mieloma Múltiplo, não se detecta pico monoclonal no soro ou proteína de BencesJones na urina.
-
B.
Há uma incidência maior de gamopatia monoclonal nos pacientes com Sarcoma de Kaposi e manifestações clínicas semelhantes à diabetes como ganho de peso, polidipsia e poliúria.
-
C.
Disfunções neurológicas como monoplegias são facilmente explicadas pela trombocitose , frequente nessa enfermidade.
-
D.
A anemia normocítica normocrômica e a formação de rouleaux, consequente ao excesso de gamaglobulinas, ocorrem em todos os pacientes com Mieloma Múltiplo
-
E.
Os efeitos biológicos do componente monoclonal provocam síndrome de hiperviscosidade , crioglobulinemia tipos I e II, alterações da hemostasia e polineuropatias