Imagem de fundo

Paciente jovem, vítima de atropelamento há 4 horas, foi admitido no Pronto Socorro com ...

Paciente jovem, vítima de atropelamento há 4 horas, foi admitido no Pronto Socorro com múltiplas fraturas e trauma craniano em Glasgow 10. Devido aos ferimentos na face e dificuldade respiratória foi necessária a sedação, intubação endotraqueal com ventilação mecânica. Assinale a alternative correta:
A
O hematoma extradural é mais frequente na região frontotemporal devido à lesão da artéria meníngea média ou anterior.
B
A lesão axonal difusa decorrente do trauma craniano é a principal responsável pela ativação dos mecanismos que levam ao edema cerebral.
C
O hematoma subdural agudo deve ser abordado através de trepanação, nunca utilizando craniotomia devido ao risco de herniação do tecido edemaciado para fora da craniotomia.
D
Os higromas traumáticos que surgem tardiamente, geralmente estão associados à contusões cerebrais e se originam devido ao déficit de absorção de líquor nas granulações subracnóideas, promovido pela hemorragia suabracnóidea.