Questão de concurso
1
Q1148686
Medicina Radiologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
Prova: IFSC - IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Radiologia

O controle de qualidade dos equipamentos de Teleterapia consiste num conjunto de ações que visam à avaliação contínua das características e especificidades funcionais destes equipamentos. Com base neste contexto assinale a alternativa CORRETA.

A

No artigo n° 35 da NN 6.10/14/CNEN, o programa de garantia da qualidade de fontes de radiação deve incluir os testes periódicos relacionados exclusivamente com as normas nacionais vigentes.

B

Conforme a NN 6.10/14 da CNEN, o Tecnólogo em Radiologia é o profissional quem supervisiona todas as ações do controle de qualidade e designa o técnico de nível médio ou superior para realização das atividades diária de garantia de qualidade, devendo este profissional ser habilitado para estas tarefas.

C

Os profissionais das técnicas radiológicas (Tecnólogos em Radiologia e Técnicos em Radioterapia) realizam os testes diários nos equipamentos de teleterapia que podem afetar, por exemplo, o posicionamento do paciente, campo de irradiação bem como, a dose aplicada no paciente.

D

O programa de garantia da qualidade de fontes de radiação e sistemas de planejamento deve contemplar a realização de auditorias externas e independentes dos parâmetros físicos de tratamento e processos com frequência máxima de cinco anos.

E

O profissional médico radioterapeuta deverá conduzir obrigatoriamente o controle da qualidade dos tratamentos terapêuticos, bem como, os programas de treinamento dos indivíduos ocupacionalmente expostos, com periodicidade máxima de dois anos.