A anatomia do músculo platisma ocupa grande importância na realização de uma ritidoplastia, pois esse músculo é frequentemente manipulado durante o facelift. O estudo das reconhecidas variações anatômicas do músculo platisma permite concluir que o platisma
é um músculo puramente subcutâneo que se origina na superfície medial da clavícula e se insere nos tecidos moles da face, com uma pequena inserção óssea na mandíbula.
é mais fino no pescoço, formando bandas visíveis, porém, superiormente, ao cruzar a mandíbula apresenta-se mais espesso, tornando mais fácil a sua dissecção cirúrgica.
apresenta interdigitações com os músculos risório e zigomático menor, o que, em determinados indivíduos, causa algum efeito na depressão do lábio inferior.
apresenta uma inervação bem elaborada do platisma, onde cinco ou seis ramos cervicais podem ser identificados inferiores e anteriores ao ângulo da mandíbula, no plano entre a fáscia cervical profunda e a face posterior do platisma.
exibe em 75% dos pescoços interdigitações das fibras musculares mediais a dois centímetros da sínfise mandibular, e nos 25% restantes as suas fibras musculares se sobrepõem em toda a extensão ou não se entrecruzam.