Imagem de fundo

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da ...

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA). Essa mutação leva à substituição de um ácido glutâmico por uma valina na posição 6 da cadeia beta, com consequente modificação físico-química na molécula da hemoglobina. Em determinadas situações, essas moléculas podem sofrer polimerização, com falcização das hemácias, ocasionando encurtamento da vida média dos glóbulos vermelhos, fenômenos de vaso-oclusão e episódios de dor e lesão de órgãos. Sobre a anemia falciforme, analise as assertivas a seguir:


I. Sob completa desoxigenação, formam-se células chamadas de drepanócitos, clássicas da anemia falciforme.

II. São considerados achados clínico-laboratoriais da anemia falciforme: presença de esplenomegalia, síndrome mão-pé, neutrocitose e níveis reduzidos de bilirrubinas.

III. A redução dos valores da hemoglobina e do hematócrito, associada ao aumento do número de reticulócitos e à diminuição da vida média dos eritrócitos, é uma alteração presente nas anemias hemolíticas e estão presentes nas doenças falciformes.

IV. A destruição aumentada de eritrócitos, levando à anemia hemolítica crônica, é uma manifestação clínica importante das doenças falciformes.


Quais estão corretas?


A

Apenas I, II e III.


B

Apenas I, II e IV.


C

Apenas I, III e IV.


D

Apenas II, III e IV.