

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um paciente foi internado na enfermaria de um hospital geral há cerca de 36 h, com dor torácica, febre e dispneia. No prontuário do paciente, lê-se “dezoito anos de idade, anemia falciforme”. O paciente está recebendo dieta geral + hidratação com soro fisiológico (1.000 mL/24 h) e analgesia com dipirona de seis em seis horas. Ao exame físico, desidratado+, ictérico+, hipocorado++, com fácies de dor, PA de 100 x 60 mmHg, FC de 105 bmp, 38 ⁰C de temperatura, FR de 26 mrm e sat. de O2 de 92% em ar ambiente. Laboratório: Hb 7.5 g/dl; leucócitos 14.360/mm3 ; e plaquetas 356.000/mm3 . Radiografia do tórax revelou infiltrado interstício-alveolar em terços inferiores dos pulmões.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
A presença de febre, leucocitose e infiltrado interstício-alveolar torna improvável uma síndrome torácica aguda (STA) e a conduta mais adequada é iniciar antibiótico e elevar o nível de hemoglobina acima de 10 para melhorar a oxigenação tecidual.
A manifestação mais comum nos pacientes falcêmicos é a crise álgica ou vaso-oclusiva, com surgimento imprevisível e sem fatores desencadeantes conhecidos.
Acidente vascular encefálico, sequestro esplênico e anemia aplástica são complicações da anemia falciforme grave que ocorrem frequentemente na idade adulta.
A anemia falciforme é uma anemia hemolítica hereditária autossômica recessiva que cursa com níveis aumentados de reticulócitos, LDH, haptoglobina e bilirrubinas.
A STA deve ser considerada e o manejo inicial envolve analgesia com opioide, antipirético e aumento da hidratação.