Imagem de fundo

Segundo o manual “Rastreamento e diagnóstico de diabetes mellitus gestacional no Brasil...

Segundo o manual “Rastreamento e diagnóstico de diabetes mellitus gestacional no Brasil” de 2016 (de autoria da Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Sociedade Brasileira de Diabetes), algumas mulheres já têm diabetes prévio, mas o diagnóstico é feito durante a gestação (Overt Diabetes).


Sobre esse diagnóstico:

A

Pode ser realizado com uma glicemia de jejum maior ou igual a 92 mg/dl ou com um resultado de 2 horas após um Teste de Tolerância à Glicose Oral de 75 g maior ou igual a 153 mg/dl

B

Pode ser realizado com uma glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl ou com um resultado de 2 horas após um Teste de Tolerância à Glicose Oral de 75g maior ou igual a 200 mg/dl.

C

Pode ser realizado com uma glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl e/ou com um resultado de 2 horas após um Teste de Tolerância à Glicose Oral de 75 g maior ou igual a 153 mg/dl.

D

Pode ser realizado com uma glicemia de jejum maior ou igual a 120 mg/dl e/ou com um resultado de Teste de Tolerância à Glicose Oral de 75 g maior ou igual a 180 mg/dl na 1ª hora e/ou maior ou igual a 153 na 2ª hora.

E

Para ser firmado, esse diagnóstico é necessário ter uma glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl e confirmar o resultado com um Teste de Tolerância à Glicose Oral de 75 g, que na medida de 2 horas deve ser maior ou igual a 200 mg/dl.