Paciente, 28 anos de idade, três meses de gestação, compareceu à consulta de pré-natal na Unidade Básica de Saúde queixando-se de tosse seca, sudorese e perda ponderal. Após avaliação médica e exames, confirmou diagnóstico de caso novo de tuberculose pulmonar bacilífera. Sorologia para HIV negativa.
Qual a conduta mais adequada diante do exposto de acordo com Manual de Recomendações para o controle de Tuberculose no Brasil?
Tratá-la com esquema especial RHZ até o final da gravidez, prorrogando-o por mais dois meses após o nascimento do bebê, quando se iniciará a segunda fase do tratamento.
Iniciar o tratamento usando o esquema básico com RHZE, com redução das doses habituais em 50%, prorrogando-o por mais dois meses, na segunda fase do tratamento.
Tratá-la com o esquema básico RHZE nas doses habituais, por seis meses, sendo recomendado o uso de Piridoxina (50mg/dia) durante a gestação pelo risco de toxicidade neurológica (devido à isoniazida) no recém-nascido.
Encaminhar a paciente para uma unidade de referência terciária, a fim de iniciar o tratamento, usando esquema com RHZ por seis meses.
Iniciar tratamento com esquema básico RHZE e solicitar cultura.