Questões de Concurso sobre Poluição e Crise Ambiental

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
754 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre os crimes contra o meio ambiente (Lei nº 9.605/1998), considere as seguintes afirmativas:


1. Com relação aos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, não é possível ao infrator a realização de suspensão condicional do processo.

2. De acordo com o entendimento atual do STF, a responsabilização penal da pessoa jurídica por crimes ambientais, prevista no art. 3º da Lei nº 9.605/1998, fica condicionada à simultânea persecução penal de pessoa física (teoria da dupla imputação).

3. A prática de crime ambiental em domingos ou feriados constitui circunstância que agrava a pena, quando não constitui ou qualifica o crime.

4. De acordo com o STF, compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.


Assinale a alternativa correta.


A

Somente a afirmativa 2 é verdadeira.


B

Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras


C

Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.


D

Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.


E

As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

As chuvas que caíram no Crato (130 mm), na última quinta-feira (04), voltaram a causar sérios transtornos à população. Parte da encosta do bairro Seminário desmoronou ainda na madrugada, destruindo parcialmente uma casa. Ninguém ficou ferido. No entanto, 30 imóveis foram interditados pela Defesa Civil. Além disso, o canal do Rio Granjeiro voltou a transbordar, provocando inundações nas principais vias do Centro da cidade. Os dois episódios, mais uma vez, mostraram como a ocupação desenfreada pode provocar uma tragédia, mais que anunciada, no Município (Diário do Nordeste, Fortaleza, 04 de abril de 2019). Observando o trecho de matéria de jornal acima, assinale a alternativa INCORRETA acerca de recuperação de ambientes de encostas degradados:


A

Medidas de recuperação de encostas afetadas pela erosão dos solos e pelos movimentos de massa que não levem em conta os processos geomorfológicos que causaram esses impactos, nem as características hidrológicas, pedológicas e geológicas, podem ter insucesso, ou seja, muitas vezes as técnicas de recuperação adotadas atuam sobre a consequência, sem averiguar quais as causas que deram origem a um impacto numa encosta.


B

É considerada alternativa ineficaz para contenção de encosta que sofre processo de deslizamento, a construção de patamares onde são colocados sacos com terra e sementes, para que a vegetação cresça e auxilie a contê-la, assim como a construção de estrutura em concreto, ao centro da encosta, para convergir os fluxos de água e quebrar sua energia.


C

Devido ao fato de grande parte da zona urbana do município do Crato ser formada de encostas, sua ocupação desordenada tem causado uma série de impactos negativos, não só nessas encostas, mas também no assoreamento de rios com o material oriundo dessas áreas degradadas que se dá pelo transporte de sedimentos proveniente das encostas, bem como pelo lixo.


D

Para a recuperação de uma encosta, nem sempre a melhor solução precisa ser necessariamente um grande muro de arrimo. Muitas vezes, outras técnicas, ditas naturais e de custo mais baixo, podem trazer os mesmos benefícios, sem transformar tanto a paisagem anterior.


E

Várias são as maneiras de se recuperar uma encosta que tenha passado por processos erosivos ou por movimentos de massa. As características físicas da área dependem, em grande parte, da natureza dos materiais e dos processos que atuam sobre esses materiais, tanto no presente, como durante sua evolução ao longo do tempo.

É um indicador do potencial poluidor de um despejo industrial, referido ao número de habitantes de uma cidade. Estamos falando de


A

fatores de emissão.


B

carga orgânica potencial.


C

curva de depleção de oxigênio.


D

razão de adsorção de sódio.


E

equivalente populacional.

É toda alteração das propriedades naturais do meio ambiente que seja prejudicial à saúde, à segurança ou ao bem-estar da população sujeita aos seus efeitos, causada por agente de qualquer espécie. Estamos falando de


A

Química ambiental.


B

Poluição ambiental.


C

Biologia ambiental.


D

Física ambiental.


E

Geografia ambiental.

São consequências do desmatamento:


I. Ganho de biodiversidade.

II. Extinção de rios.

III. Efeitos climáticos.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

No início de 2015, o relatório anual de riscos globais do Fórum Econômico Mundial destacou as ameaças emergentes mais significativas que estarão presentes no mundo nos próximos dez anos, em um determinado número de áreas, com destaque para a ambiental, que superou, pela primeira vez, os riscos econômicos. Entre os riscos vinculados a aspectos ambientais se encontram fenômenos meteorológicos extremos, catástrofes naturais, falta de adaptação às mudanças climáticas, crise da água, perda da biodiversidade e colapso dos ecossistemas. Muitos desses desafios ambientais globais a serem enfrentados têm um denominador comum; assinale-o.


A

Mudanças climáticas.


B

Riquezas minerais dos países pobres.


C

Tipos de comportamentos das pessoas.


D

Fenômenos oriundos da globalização mundial.

Sobre "Mudanças no Clima/Aquecimento Global" e "Mecanismos de Desenvolvimento Limpo - MDL" assinale a alternativa INCORRETA:


A

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC) define o sistema climático como o conjunto da atmosfera, oceanos e biosfera, sendo que a fonte de energia para esse sistema é a energia na forma de radiação eletromagnética emitida pela superfície do Sol que atravessa a atmosfera e esquenta a superfície da Terra.


B

Análises do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC) demonstram que o aumento da temperatura média global do planeta é causado pelas emissões antrópicas acumuladas de gases do efeito estufa (GEE), principalmente o dióxido de carbono (CO2), oriundo da queima de combustíveis fósseis, o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), sobretudo proveniente das atividades agropecuárias.


C

A vulnerabilidade climática causada pela elevação da temperatura global pode se manifestar com a atenuação da intensidade e frequência de secas e enchentes, ameaças à biodiversidade, prejuízos na agricultura, mudança do regime hidrológico e expansão de vetores de doenças endêmicas.


D

A captação de recursos promovida pelo MDL representa ótima oportunidade para promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para os objetivos da Convenção do Clima. Por esse mecanismo, países industrializados podem comprar reduções certificadas de emissões geradas por projetos nos países em desenvolvimento e utilizá-las no cumprimento de suas metas.


E

Entre as principais atividades humanas geradoras de emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão: a produção de energia pela queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a produção de cimento, pelas emissões de dióxido de carbono, a decomposição anaeróbica de matéria orgânica, que libera gás metano em aterros sanitários e na pecuária, o uso de fertilizantes nitrogenados, que emite óxido nitroso e os diversos processos industriais que produzem emissões de hidrofluorocarbonos, perfluorocarbonos e hexafluoreto de enxofre.

A poluição térmica é um dos problemas ambientais que apresentam impactos extremamente nocivos ao meio ambiente, é uma poluição silenciosa e invisível que afeta o meio aquático ou atmosférico aumentando ou diminuindo as suas temperaturas. O despejo de água quente no ambiente aquático tem como consequência


A

a contaminação do ambiente aquático devido o aumento da tensão superficial da água.


B

a introdução de dióxido de carbono (CO2) na cadeia alimentar aquática.


C

o aumento da proliferação de seres aeróbios no local afetado.


D

a diminuição do oxigênio (O2) dissolvido na água.


E

a introdução de nitrogênio (N) no ambiente aquático.

A poluição sonora destaca-se como um dos problemas que afeta diretamente a qualidade ambiental e a qualidade de vida do ser humano e se faz presente principalmente em ambientes urbanos. Sobre a poluição sonora, é correto afirmar que ela se manifesta através do


A

ruído de até 45 decibéis, que pode causar danos ao sistema auditivo.


B

som, que é caracterizado como um fenômeno químico que consiste em uma rápida variação de uma onda de pressão num meio.


C

ruído, que é o deslocamento de uma onda em qualquer local que haja matéria.


D

som, cujo aspecto físico é chamado de Infrassom.


E

ruído, que é o som ou conjunto de sons indesejáveis, desagradáveis, perturbadores.

Dada a urgência e a preocupação mundial com os problemas ambientais e os impactos dele decorrentes, surgiram vários acordos e tratados internacionais. Eles propõem novos modelos de desenvolvimento, redução da emissão de gases poluentes e conservação ambiental. Desses acordos, considere a alternativa que fale sobre o Protocolo de Kyoto:


A

objetivo de mitigar o impacto dos problemas ambientais, por exemplo, das mudanças climáticas do planeta terra.


B

objetivo de reduzir a emissão de produtos que causam danos à camada de ozônio.


C

objetivo de conter o aquecimento global e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.


D

Nenhuma das alternativas.

Do ponto de vista natural, a diversidade amazônica é enorme e evidente; entretanto, em uma análise étnica, a presença de poucos e rarefeitos grupos de populações tradicionais torna a região pouco diversa culturalmente.


C

Certo


E

Errado

Analise as afirmativas abaixo sobre a poluição do ar e do meio ambiente:


1. O lançamento de substâncias poluentes como poeira e gases tóxicos, pode tornar o ar impróprio aos seres vivos.

2. Nas cidades, a poluição do ar é causada pelo lançamento, na atmosfera, de gases tóxicos e outros resíduos. Esses resíduos são apenas os lançados pelas chaminés das fábricas e pela queima de resíduos domésticos e industriais em depósitos de lixo.

3. Na zona rural, a poluição do ar é causada, principalmente, pela emissão de agrotóxicos nas lavouras por máquinas agrícolas e aviões, e também pela queima de matas, pastagens e lavouras.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 1.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


C

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


E

São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

As consequências da poluição das águas são diversas.


Analise as afirmativas abaixo sobre a poluição das águas:


1. Um dos efeitos da poluição hídrica é a eutrofização da água.

2. O despejo excessivo de rejeitos sólidos, junto com a degradação da mata ciliar nos rios, pode provocar o assoreamento e pode chegar a ponto de não permitir o fluxo da água para locais onde o rio é canalizado, provocando enchentes quando ocorrem chuvas intensas.

3. A poluição do ar é causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. Os efeitos da poluição atmosférica são diversos, atuando somente em escala local.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 2.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


C

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


E

São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Atualmente, a crítica ao consumismo é frequentemente vista como uma contribuição para a construção de uma sociedade mais sustentável, pois reforça a percepção de que os atuais padrões de consumo estão nas raízes da crise ambiental.

II. O aumento no consumo de energia, da água, dos minerais e dos elementos da biodiversidade elevam as chances de prevenir sérios problemas ambientais em ecossistemas de todo o mundo. Ou seja, essas práticas reduzem as chances de ocorrência de poluição da água e do ar, de contaminação e do desgaste do solo, entre outros efeitos negativos da ação antropomórfica.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

No que se refere as noções de limpeza urbana, analise as afirmativas a seguir e identifique as corretas:


I.O lixo residencial são resíduos sólidos gerados nas atividades diárias em casas, apartamentos, etc.

II.O lixo comercial é aquele produzido em estabelecimentos comerciais, cujas características dependem da atividade ali desenvolvida.

III.O lixo público são os resíduos da varrição, capina, raspagem, etc., provenientes dos logradouros públicos.

IV.O lixo de fontes especiais é aquele que, em função de determinadas características peculiares que apresenta, passa a merecer cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulação e disposição final.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

II, III e IV.


C

I, II, III e IV.


D

I, III e IV.

Como se sabe, a atividade de mineração gera altas quantidades de poluentes atmosféricos, como, por exemplo, particulados. Assinale a alternativa que apresenta aparelho(s) utilizado(s) na remoção de partículas do ar:


A

requeimador e cilindro.


B

torre de nebulização e ciclone.


C

tubo disjuntor e requeimador.


D

decantador e filtro de gotejamento.


E

depurador e câmara de sustentação.

Assinale a alternativa que NÃO constitui uma definição de poluição.


A

Degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente lancem energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.


B

Degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente criem condições adversas às atividades sociais e econômicas.


C

Degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente afetem as condições estéticas do meio ambiente.


D

Degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente afetem favoravelmente a biota.

A poluição do meio ambiente, seja ela por ar, solo ou água é desencadeada por um aumento de materiais ou energia ao ambiente, em quantidades que possam causar alteração indesejável e que possam ameaçar a sobrevivência dos seres humanos e dos demais organismos.


Abaixo estão algumas situações que podem causar poluição ambiental, EXCETO.


A

Toneladas de esgoto sendo lançadas sem tratamento em um lago.


B

Lançamento de descartáveis como garrafas de plástico e latas de refrigerante no ambiente.


C

Lançamento de embalagens de agrotóxicos com restos do produto ou mesmo vazias dentro de um rio.


D

Uma pessoa que foi a praia num dia de verão e nesse dia urinou no oceano.

Assinale a alternativa que NÃO garante a preservação do meio ambiente:


A

Fiscalização do uso e consumo dos recursos naturais.


B

Controle da emissão de poluição no ambiente.


C

Incentivo ao estudo e pesquisa na área ambiental.


D

Uso abundante do solo, da água e do ar.

A reciclagem contribui para reduzir a quantidade de lixo a ser enviado aos aterros sanitários, o que poupa água e energia, diminui a poluição e preserva os recursos naturais.


Relacione os itens da coluna 1 com as cores das lixeiras presentes na coluna 2 para reciclagem dos itens.


Coluna 1 Itens

  1. Panfleto de papel
  2. Embalagem plástica
  3. Garrafa de vidro
  4. Tampa metálica de garrafa


Coluna 2 Cor da lixeira para reciclagem

( ) Amarela

( ) Verde

( ) Azul

( ) Vermelha


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

1 • 3 • 2 • 4


B

1 • 4 • 3 • 2


C

3 • 1 • 4 • 2


D

4 • 2 • 1 • 3


E

4 • 3 • 1 • 2

   
Gerar simulado