Imagem de fundo

Em 1966, foi criado o Conselho Federal de Cultura (CFC)...

Em 1966, foi criado o Conselho Federal de Cultura (CFC), composto por 24 membros, nos moldes do Conselho Federal de Educação. O Conselho possuía quatro câmaras, uma delas dedicada ao patrimônio histórico e artístico nacional. Pretendia-se criar um Plano Nacional de Cultura e auxiliar as instituições culturais do país, de acordo com o Decreto-lei 74/1966.

Sobre as proposições políticas desse Conselho, assinale a alternativa incorreta:


A

Recuperar das principais instituições responsáveis pela preservação do patrimônio do país: Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional e Museu Nacional de Belas Artes.


B

Fortalecer as instituições nacionais de patrimônio pela venda de parte de seus acervos para patrocinar a preservação dos bens que fossem considerados essenciais para a memória nacional.


C

Reconhecer e registrar as instituições culturais do país como pré-requisito para que pudessem pleitear subvenções ou auxílios do ministério.


D

Restaurar e a proteger acervos documentais e bibliográficos por meio de convênios, como os preservados pelos Institutos Históricos e Geográficos do país.