Segundo o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), da Unicamp, as gorduras saturadas agem sobre os neurônios localizados em uma região do cérebro chamada hipotálamo, que controla a fome e o gasto energético. Há algumas consequências negativas provocadas pelo excesso de gordura saturada no organismo, algumas delas são: perda neural, doenças cardiovasculares, aterosclerose, inflamação crônica no organismo, obesidade, hipertensão, diabetes, redução do colesterol bom. Com base nessa temática, assinale a alternativa correta sobre obesidade periférica.
Esse tipo de obesidade tem sido cada vez mais frequente, pelo excesso de comidas industrializadas, doces e refrigerante, além de cada vez menos atividades ao ar livre.
Neste caso, não há uma predominância da gordura em uma área localizada, pois o excesso de peso está distribuído pelo corpo. Isso pode ser perigoso, pois a pessoa pode se descuidar por não haver um grande impacto na aparência física.
Este tipo de obesidade é mais comum em mulheres, pois a gordura se localiza mais nas coxas, quadris e nádegas, e é conhecido como obesidade em pêra, devido ao formato da silhueta, ou obesidade ginóide.
Esse tipo de obesidade está muito associado com grande risco para desenvolver outras doenças cardiovasculares, como colesterol alto, doenças cardíacas, infarto, além de diabetes, inflamações e trombose.