Segundo o documento do Ministério da Saúde “Atenção ao pré-natal de baixo risco” (2013), qual a alternativa correta quanto à orientação nutricional para gestantes?
Para ajudar a controlar o peso durante a gravidez, deve-se orientar a gestante a evitar “pular” as refeições e “beliscar” entre as refeições.
Em casos de hiperêmese gravídica, o consumo de bebidas geladas com gás ou que contenham cafeína deve ser orientado para ajudar na melhoria dos sintomas.
A anemia durante a gestação decorre de aumento do consumo de ferro pelo organismo, não cabendo orientações dietéticas nesses casos.
Adoçantes artificiais não devem ser utilizados durante a gestação, mesmo se houver o diagnóstico de diabetes gestacional.
Dar preferência a frutas, legumes e verduras cozidos para melhor digestibilidade.