Em relação à síndrome do intestino irritável (SII), assinalar a alternativa CORRETA.
A SII é um distúrbio gastrointestinal funcional comum, caracterizado por dor ou desconforto abdominal associado à defecação ou alteração do hábito intestinal, além de flatulência, que predomina nos indivíduos acometidos por episódios frequentes de diarreia.
Uma modificação dietética eficaz na terapêutica é a retirada total da dieta, por mais de 3 meses, dos grupos alimentares de alta fermentação e efeitos osmóticos, chamados de FODMAPs, que, por serem pequenas moléculas osmoticamente ativas, apresentam má absorção intestinal e rápida fermentação pela microbiota.
O aumento das fibras alivia os sintomas de quem sofre de SII. Deve-se investir nas fibras solúveis (como psyllium) e insolúveis (como farelo de trigo). Todas elas são fundamentais para reduzir a sintomatologia, sempre combinadas com o aumento da ingestão de líquidos.
Muitas deficiências nutricionais podem originar-se com a dieta pobre em FODMAPs, e devem ser corrigidas; elas incluem ácido fólico, tiamina e vitamina B6 (por limitação de cereais e pães), bem como cálcio e vitamina D (por evitar laticínios).