

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Durante urna comissão oceanográfica, um equipamento CTD é arriado durante estações oceanográficas para coleta de perfis verticais de temperatura, condutividade e pressão. Com relação aos dados coletados pelo equipamento, assinale a opção correta.
Com a utilização do CTD, é possível realizar a coleta de dados de temperatura in situ, que pode ser corrigida para temperatura potencial após a retirada dos efeitos da pressão. Em grandes profundidades, a temperatura in situ tende a ser menor que a temperatura potencial.
Os dados de condutividades coletados pelo CTD são convertidos para salinidade. Para realizar essa conversão, é necessário que se saiba a temperatura média da água que está sendo medida.
Com os dados de temperatura in-situ e salinidade, é possível calcular a densidade. Para simplificação dessa densidade, é comum que se utilize σθ (sigma-theta), que representa essa densidade calculada menos 1000.
Na superfície do oceano, tanto os valores de temperatura in-situ e temperatura potencial quanto os valores de densidade in-situ e de densidade potencial tendem a ser iguais. Isso ocorre somente porque há trocas de calor com a superfície do oceano.
águas profundas, é possível verificar urna instabilidade aparente com os dados de ar (sigrna-t) obtidos. Essas instabilidades aparentes desaparecem quando são utilizados valores de σθ (sigrna-theta).