Imagem de fundo

Atualmente, diagnóstico das lesões cariosas implica decidir se uma desmineralização do ...

Atualmente, diagnóstico das lesões cariosas implica decidir se uma desmineralização do tecido está presente, investigar a profundidade das perdas minerais e descobrir se esse processo está evoluindo de forma rápida ou lenta ou se está paralisado (GONÇALVES;PEREIRA, 2004). Sobre o diagnóstico das lesões cariosas , assinale a alternativa falsa.

A

Nos estágios iniciais de desenvolvimento da lesão, a superfície apresenta a perda de translucidez (manha branca), enquanto lesões antigas podem absorver pigmentos e tornarem-se escurecidas.

B

As lesões cariosas em superfícies proximais geralmente são detectadas em um estágio mas avançado, quando já progrediram até o nível de dentina e, a partir desse estágio, podem ser visualizadas como uma área acinzentada brilhando através da crista marginal.

C

O último sinal clínico identificável da presença de um processo carioso localizado em superfícies oclusais é caracterizado por lesões de mancha branca localizadas ao longo das paredes que constituem a fissura.

D

Com o passar do tempo, as lesões cariosas localizadas em superfícies oclusais podem adquirir pigmentos exógenos e apresentar diferentes tonalidades, variando do castanho ao negro, dependendo do grau de porosidade do tecido afetado e da frequência com que está sendo exposto aos pigmentos.