A Dentística Restauradora conta com os sistemas adesivos para cada vez mais diminuir a infiltração marginal de restaurações, proporcionando longevidade. Esses sistemas estão diretamente ligados a estruturas do esmalte e da dentina. Assinale a alternativa CORRETA quanto à biologia dessas estruturas.
A dentina e o esmalte são tecidos mineralizados e possuem a mesma composição inorgânica. No entanto, eles possuem diferença na composição orgânica, fator que não interfere no processo de adesão dentinária.
Os prismas do esmalte iniciam-se na superfície e terminam na junção amelodentinária sendo, portanto, a superfície externa do esmalte a região mais favorável ao sistema adesivo, devido ao maior número de prismas.
Dentre as estruturas básicas da dentina, a dentina peritubular possui um conteúdo mineral bem menor que a dentina intertubular, facilitando o embricamento mecânico do sistema adesivo.
O espaço periodontoblástico na região do esmalte é que recebe o tratamento do ácido fosfórico, evitando assim, contato direto com o prolongamento odontoblástico.
O que constitui a massa dentinária propriamente dita é a dentina intertubular e esta possui menos tecido mineralizado que a dentina peritubular.