

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
As manifestações bucais da infecção pelo HIV são comuns e podem representar os primeiros sinais clínicos da doença, por vezes antecedendo as manifestações sistêmicas. Esse fato aponta para o importante papel do cirurgião-dentista como profissional de saúde que pode suspeitar dessas manifestações, diagnosticar e tratar as alterações. Em relação a essas manifestações, é INCORRETO afirmar que
candidíase bucal é a manifestação clínica mais frequentemente observada em portadores do HIV, sendo um importante indicador de comprometimento imunológico. O fungo mais comumente encontrado é a Candida albicans.
queilite angular se apresenta como fissuras radiais partindo da comissura labial, está associada a eritema e, por vezes, a placas esbranquiçadas.
em pacientes portadores do HIV. A maioria das infecções oportunistas de etiologia viral são causadas pelo grupo herpes. Esses agentes, por sua vez, facilitam a disseminação e expressividade do HIV, agravando a resposta imunológica.
herpes simples são vesículas que coalescem, formando regiões ulceradas, assintomáticas, persistentes, diferentemente das alterações típicas. Nos imunodeficientes, ocorrem também em mucosa não queratinizada. A persistência dessas por mais de 4 semanas associadas à soropositividade para o HIV é indicativo para diagnóstico de Aids.
herpes zoster; Infecção primária pelo vírus varicela-zoster (HVZ), clinicamente reconhecido como varicela (catapora). Após a infecção primária, o vírus mantém-se latente nos nervos sensoriais. Durante a reativação, ocorre a replicação do HVZ, manifestando-se clinicamente como herpes zoster, que é o mais observado na imunodeficiência, mas com manifestações bucais raras.