O relacionamento e estabelecimento dos laços de confiança junto ao paciente pediátrico é um desafio constante aos profissionais envolvidos no tratamento. Em relação às técnicas de controle do comportamento infantil, é correto afirmar:
a técnica da mão sobre a boca visa intimidar a criança e obter a atenção em crianças pré-escolares com restrição das vias aéreas.
na técnica de controle pela voz, é importante que a comunicação venha do maior número de fontes possíveis reforçando a ideia da necessidade do tratamento.
o uso da contenção física e da sedação medicamentosa é indicado quando da necessidade de tratamentos invasivos (exodontias e endodontias).
a presença dos pais no consultório durante o tratamento é indicada para crianças entre 6 e 9 anos de idade, sendo ideal quando os pais e/ou responsáveis demostram alto grau de ansiedade.
a técnica do falar-mostrar-fazer consiste na demonstração prévia dos instrumentos que serão utilizados e explicação das manobras técnicas que serão executadas.