Imagem de fundo

Atualmente, os Bancos de Dentes são uma importante fonte de...

Atualmente, os Bancos de Dentes são uma importante fonte de material de pesquisa. O dente é um órgão humano e deve ser tratado como tal. Existem aspectos legais envolvendo sua doação e aplicações e os profissionais de Odontologia devem estar cientes de suas obrigações e dos riscos que o trato incorreto pode acarretar. Considerando‐se a proximidade de muitos Centros de Atenção Odontológica com Instituições de Ensino Superior, aptas a desenvolver essas pesquisas, para a constituição de um Banco de Dentes é INCORRETO afirmar que:


A

Após o aval da Secretaria de Estado da Saúde, é necessária a avaliação inicial das condições de funcionamento do Banco pela Vigilância Sanitária, com vistoria in loco.


B

Deve‐se consultar a Secretaria de Estado da Saúde quanto à necessidade da criação de um banco que realize captação, retirada, processamento, armazenamento e distribuição de órgão dental ou de tecido.


C

Para fins de ensino, a utilização deve basear‐se na necessidade de órgãos dentais que cada disciplina apresenta, sendo o órgão dental descartado após seu uso pedagógico (por exemplo, após a simulação de um tratamento endodôntico).


D

Após a captação dos dentes, deve‐se proceder ao registro da doação, acompanhado pelo consentimento livre e esclarecido do doador.


E

Para fins de pesquisa, o banco deve reter o projeto e o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa que o aprovou e, na medida do possível, solicitar o retorno dos espécimes ao banco após a conclusão do estudo.