Imagem de fundo

O cálculo dental forma-se a partir da mineralização da...

O cálculo dental forma-se a partir da mineralização da placa bacteriana, com a participação da saliva que contém íons de cálcio, e do dente, de onde a placa retira cálcio e fosfato pela queda do pH (aumento da acidez). Os dois tipos de cálculo dental são: Cálculo supragengival e subgengival. Defina cálculo supragengival:


A

É clinicamente visível coronal à margem gengival. A presença e a quantidade desse cálculo é o resultado do nível de depósitos bacterianos nos dentes, mas também são influenciados pela secreção da glândula salivar. Como resultado, a maior quantidade da placa é normalmente encontrada nas superfícies vestibulares dos molares maxilares adjacentes ao ducto da glândula parótida nas superfícies linguais dos dentes mandibulares anteriores, que estão expostas ao ducto das glândulas submandibulares e sublinguais.


B

Forma-se apicalmente à margem gengival, e não é normalmente visível. Pode ser detectado pela exploração tátil com a sonda periodontal ou um explorador fino, e é normalmente evidente por sua superfície áspera. Se a margem gengival for retraída por um jato de ar ou por algum instrumento dental, esse cálculo pode ser evidente e precisamente apical à junção esmalte-cemento.


C

Podem desenvolver-se em qualquer superfície úmida, seja ela biótica (formada por espécies vivas) ou abiótica (minerais).


D

Nenhuma das alternativas.