A anamnese é uma etapa fundamental, sendo considerada a base da consulta odontológica inicial. Um dos fatores a serem verificados é o estado de saúde geral ou categoria de risco médico, como o adotado pela Associação Americana de Anestesiologistas (Classificação ASA para adultos). Considerando a classificação ASA, assinale a afirmativa INCORRETA.
Pacientes sob quimioterapia ou último trimestre da gestação são enquadrados na ASA III.
Esta classificação varia de I a VI, sendo a morte cerebral compatível com o grau máximo (ASA VI).
Considera-se o paciente ASA IV como aquele acometido por doença sistêmica severa; contudo, sem nenhum risco iminente de morte.
O paciente classificado como ASA I não apresenta nenhuma anormalidade quanto à história médica, com pouca ou nenhuma ansiedade.
Apesar da necessidade de precauções no atendimento, um paciente ASA II apresenta risco muito baixo para complicações durante o atendimento.