O correto estabelecimento da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO) em uma prótese total removível é particularmente importante no posicionamento dos músculos orbiculares e do terço inferior da face do paciente, influenciando a estética, além da fonética e mastigação.
Em relação a esta etapa de confecção de uma prótese total, é CORRETO afirmar:
A posição fisiológica de repouso da mandíbula fornece uma boa referência para a determinação da DVO do paciente, levando-se em conta um espaço funcional livre necessário de 1 a 2 mm.
Durante a confecção de próteses totais removíveis imediatas, a DVO presente previamente às extrações dentárias deve ser a mesma utilizada nas mesmas.
O espaço funcional da pronúncia é um parâmetro fisiológico mais confiável que o espaço funcional livre durante a conferência final da DVO do paciente e deve ser realizado na prova dos dentes da prótese.
O método de Silverman (1953) objetiva aferir a funcionalidade de uma DVO previamente estabelecida durante o teste fonético, em que se observa um espaço interoclusal correspondente ao espaço funcional livre.
O método métrico baseia-se na observação de pacientes dentados, sendo a distância do canto externo do olho até a comissura labial equivalente à distância da base do nariz à base do mento quando o paciente estiver na DVO adequada.