“A reabsorção dentária pode ser definida como um evento fisiológico ou patológico decorrente, principalmente, da ação de células clásticas ativadas. Pode ser amplamente classificada em dois tipos interna e externa”.
Analise as afirmativas abaixo:
I. Os tecidos mineralizados do dente são normalmente reabsorvidos, enquanto o osso é continuamente remodelado.
II. O trauma dental geralmente determina uma lesão complexa das estruturas dentárias e, algumas vezes, também no osso alveolar, resultando destruição celular direta ou destruição celular indireta, devido à limitação ou à paralisação do suprimento sanguíneo.
III. A reabsorção radicular interna é uma ocorrência relativamente comum, e é muitas vezes confundida com a reabsorção cervical externa.
IV. A reabsorção inflamatória externa é a forma mais comum de reabsorção externa, afeta a superfície da raiz e é uma sequela relativamente frequente da luxação dentária e da avulsão.
V. A reabsorção cervical externa, também denominada reabsorção cervical invasiva, é uma forma de reabsorção radicular que se origina na superfície externa da raiz, mas pode invadir a dentina radicular em qualquer direção e graus variados.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, III, IV e V.
II, IV e V.