

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A avaliação odontológica de pacientes onco-hematológicos deve ser realizada previamente ao tratamento quimioterápico, ao radioterápico na região de cabeça e pescoço, ao transplante de medula óssea, à terapia com anticorpos monoclonais ou bisfosfonatos, visando identificar e eliminar possíveis focos de infecção bucal.
Com relação à conduta odontológica nos pacientes que já se encontram em tratamento quimioterápico, assinale a alternativa correta.
Se a leucometria estiver abaixo de 8000 células/mm³, ou o número de plaquetas inferior a 180000 células/mm³, o tratamento odontológico eletivo deverá ser adiado.
Na presença de infecções odontogênicas, fica contraindicada a antibioticoterapia endovenosa, sendo indicada a antibioticoterapia oral de amplo espectro, com cobertura para aeróbios e anaeróbios Gram-positivos e Gram-negativos.
Quando necessário, os tratamentos odontológicos eletivos podem ser iniciados 7 dias após a quimioterapia, já que os pacientes podem apresentar trombocitopenia e neutropenia, geralmente mais evidente no período entre 1 a 5 dias após a quimioterapia.
Quando imperativo, o tratamento poderá ser realizado durante os períodos que se situam uma semana antes ou 21 dias após a quimioterapia, na dependência dos resultados da leucometria e da contagem de plaquetas.
Para procedimentos cruentos e não cruentos, fica indicada a profilaxia antibiótica prévia.