

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O neuroblastoma olfatório é uma neoplasia neuroectodérmica rara. Sua origem é na:
região inferior da cavidade nasal, próximo ao septo nasal
região superior da cavidade nasal, próximo ao platô cribriforme
região de fossa craniana posterior, com extensão para o seio frontal
região de assoalho da órbita, com invasão direta para os seios maxilares
Analise as afirmativas a seguir:
I. Uma neoplasia maligna é uma lesão com origem na proliferação não controlada de células, as unidades elementares que constituem os vários tecidos do organismo humano.
II. As neoplasias malignas da cabeça e pescoço representam uma área preocupante no exercício da Medicina Dentária sendo o tumor maligno mais prevalente e agressivo nesta região anatómica, o carcinoma espinocelular.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
São consideradas lesões cancerizáveis:
Leucoplasia, lipoma e papiloma
Eritoplasia, líquem plano e fibroma
Fissuras e úlceras de contato, nevo branco e hiperceratose do lábio
Leucoplasia, hiperplasias irritativas e fibrose submucosa
O osteossarcoma é uma neoplasia maligna do osso, no qual há produção de osteoide diretamente pelo estroma maligno. Assinale a alternativa que apresenta uma característica que corresponde ao osteossarcoma?
Acomete duas vezes mais mulheres do que homens.
As lesões nos maxilares ocorrem tipicamente com pico na sexta década de vida.
A região posterior da maxila é mais afetada que a região posterior da mandíbula.
O osteossarcoma frequentemente é associado com sinais de infecção.
Quando a lesão envolve periósteo, podem ser observadas espículas em “raios de sol”.
As desordens potencialmente malignas são manifestações clínicas que representam alteração da normalidade dos tecidos bucais e podem ser confundidas com neoplasias em estágio inicial. Portanto, faz-se necessário identificar os fatores de risco e realizar o manejo adequado dessas desordens. Diante desse contexto, analise as assertivas abaixo:
I - Leucoplasia pode ser definida como lesão predominantemente branca que não pode ser caracterizada clinicamente como outra doença;
II - A remoção de possíveis fatores causais (trauma, exposição a agentes químicos, candidíase, fumo) pode resultar em regressão da lesão;
III - A biópsia do tecido afetado não é recomendada quando observada a regressão parcial da lesão, após a remoção de possíveis agentes causais;
IV - A eritroplasia não necessita de tratamento, devido ao menor risco de transformação maligna. A cirurgia não é recomendada nesses casos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas I e II estão corretas;
Apenas II e III estão corretas;
Apenas I, II e III estão corretas;
Todas estão corretas.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Neoplasias são definidas como um crescimento anormal e descontrolado de células que se divide de forma contínua, sem obedecer aos mecanismos normais de regulação celular. Esse crescimento pode levar à formação de massas chamadas tumores. Considerando as características das Neoplasias Benignas:
Caracterizam-se por atipia celular, ou seja, suas células apresentam núcleos grandes e irregulares, elevada atividade mitótica e alterações na morfologia celular.
O crescimento descontrolado é resultado de mutações genéticas em genes envolvidos no controle do ciclo celular, como oncogenes (genes que promovem o crescimento celular) e genes supressores tumorais (genes que inibem a proliferação celular).
Têm a capacidade de metastatizar, ou seja, disseminar células tumorais por meio da corrente sanguínea, linfática ou por cavidades corporais, formando novos focos tumorais distantes do sítio primário.
Crescem de maneira localizada, sem invadir tecidos adjacentes ou metastatizar (espalhar para outras regiões do corpo).
A radioterapia é uma modalidade amplamente empregada no tratamento das neoplasias malignas na região de cabeça e pescoço. As complicações secundárias do tratamento ainda permanecem um desafio para os profissionais envolvidos no manejo destes pacientes. Dentre as alterações citadas abaixo, qual não corresponde aos efeitos colaterais na boca, decorrentes da radioterapia?
Xerostomia;
Mucocele;
Osteorradionecrose;
Mucosite.
É uma das lesões cancerizáveis mais frequentes da boca. E isto vai depender de hábitos nocivos à saúde como o tabagismo associado ao etilismo, pois pode aumentar o risco de tornar-se cancerizável. Estamos falando de:
Herpes.
Afta.
Leucoplasia.
Halitose.
Placa bacteriana.
De acordo com a classificação de Santos e Soares Júnior (2012), as neoplasias mieloides são o resultado de mutações de uma célula progenitora pluripotente, originando, entre outras, EXCETO:
A leucemia linfoide aguda.
A leucemia linfoide crônica.
A leucemia mieloide aguda.
O linfoma não Hodgkin.
O mieloma plasmocitário simples.
As lesões bucais podem ser a primeira manifestação clínica da aids. Enquanto algumas lesões bucais podem ser detectadas em pacientes considerados imunocompetentes, outras normalmente se apresentam quando a contagem de linfócitos T CD4+ está extremamente baixa (abaixo de 200 células por mm³), como é o caso do(a)
GUNA.
PUNA.
leucoplasia oral pilosa.
sarcoma de Kaposi.
candidíase.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Essa neoplasia compreende um grande grupo de distúrbios proliferativos com origem nos linfócitos T ou B, porém, dos mais de 20 tipos já identificados, acima de 80% têm origem nas células B. Anualmente, mais de 58.000 casos são diagnosticados nos Estados Unidos e, cerca de um terço desses indivíduos morrerão a cada ano devido a doença. A maior prevalência está em indivíduos com alguma imunodeficiência congênita, doença autoimune, AIDS e transplantados. Em sua fase inicial, apresentam usualmente múltiplos focos tumorais, exibindo linfonodos com aumento de volume, indolores, com duração de mais de duas semanas. Com o avançar da doença, pode haver a invasão dos tecidos adjacentes. Dentre os sinais e sintomas, encontram-se febre persistente sem causa evidente, perda de peso, mal-estar, sudorese, dor abdominal ou torácica e, eventualmente, tumores extranodais. Quando a neoplasia é intrabucal, pode afetar os tecidos moles orais ou os maxilares. No primeiro caso, a lesão caracteriza-se como um aumento de volume indolor, difusa, consistência esponjosa, eritematosa ou púrpura, ulcerada ou não, afetando principalmente o palato duro posterior, vestíbulo bucal ou a gengiva. Caso a lesão se desenvolva no osso, o paciente pode sentir dor leve ou desconforto, parestesia e, caso perfure a tábua cortical, haverá um aumento de volume em tecido mole. A neoplasia descrita é:
Leucemia Linfoide Crônica (LLC).
Leucemia Mieloide Aguda (LMA).
Linfoma não Hodgkin (LNH).
Mieloma Múltiplo (MM).
Trombocitopatia (TP).
Para considerar um tumor oral maligno, é necessária uma avaliação cuidadosa, na qual variáveis devem ser respeitadas, como a localização, o volume do tumor, a invasão linfática, a presença de metástase, o diagnóstico histopatológico, entre outras. O câncer oral que tem potencial de angiogênese e pérolas de ceratina ao histopatológico presentes em região de língua nomeia-se::
oncocitoma
tumor de Warthin
carcinoma de células escamosas
adenocarcinoma de células basais
Recentemente identificou-se uma nova complicação no tratamento do câncer e da osteoporose que se assemelha à osteorradionecrose, com a exposição de áreas desvitalizadas dos ossos maxilares. Essa complicação tem sido observada em pacientes que não foram tratados com radiação, sendo denominada osteonecrose dos maxilares induzida por medicação (MRONJ; do inglês, medication-related osteonecrosis of the jaws).
A respeito dessa complicação, analise as afirmativas a seguir:
I- Os pacientes com essas lesões têm em comum o uso de medicação antirreabsortiva, geralmente como adjuvante à quimioterapia para neoplasias malignas.
II- Nos indivíduos que fazem uso de medicações antirreabsortivas, o diagnóstico é baseado na identificação de uma área de osso exposto, que pode ocorrer de modo espontâneo ou mais comumente após procedimento odontológico invasivo.
III- Os indivíduos que recebem medicações antirreabsortivas/ antiangiogênicas por via oral têm suscetibilidade similar de desenvolver MRONJ a de pacientes que recebem a medicação pela via venosa.
IV- Os bifosfonatos, usados para tratar metástases de neoplasias malignas e osteoporose, foram os primeiros medicamentos associados à MRONJ, pois atuam como inibidores da atividade osteoclástica e da angiogênese e dificultam a remodelação óssea.
V- A MRONJ é uma condição geralmente reversível e responde bem a tratamento com antibioticoterapia oral ou desbridamento ósseo.
Estão corretas as afirmativas
I e II.
I, II e III.
I, II e IV.
II e IV.
III, IV e V.
As complicações bucais verificadas nos pacientes oncohematológicos em terapia antineoplásica podem ser consideradas uma estomatotoxidade direta ou estomatotoxidade indireta. A estomatotoxidade ou dano direto ocorre devido a ação direta do tratamento sobre os tecidos bucais, já o dano indireto acontece em razão da modificação de outros tecidos, comprometimento do sistema imune e outros sistemas de proteção além da interferência do processo de reparo. Alguns agentes quimioterápicos específicos podem produzir neurotoxicidade. O paciente relata dor latejante, assemelhando-se a dor de origem odontogênica, como a pulpite aguda irreversível, sendo o local mais comum a região de:
Caninos inferiores.
Incisivos superiores.
Maxilar superior como um todo.
Molares inferiores.
Molares superiores.
A quimioterapia é a modalidade mais utilizada no tratamento das doenças onco-hematológicas, destruindo ou retardando a divisão celular inespecificamente. Da mesma forma como ocorre na radioterapia, as células normais do hospedeiro, que possuem alto índice de atividade mitótica, também são afetadas adversamente. As células normais mais afetadas são as células
do parênquima hepático e do epitélio glandular.
do epitélio da bexiga e do tecido ósseo.
do epitélio respiratório e do epitélio gastrointestinal (incluindo a cavidade bucal).
do epitélio gastrointestinal (incluindo a cavidade bucal) e da medula óssea.
dos túbulos renais e do tecido ósseo.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
São considerados agentes etiológicos no Câncer Bucal:
Tabagismo e consumo excessivo de álcool.
Infecção por HPV (Papilomavírus Humano).
Exposição excessiva à radiação solar.
Todas acima citadas.
Em situações de câncer em região de cabeça e pescoço, o tratamento por radiação para essas regiões pode afetar a cavidade oral. Os pacientes que recebem o tratamento por radiação em cabeça e pescoço podem desenvolver alterações orais específicas. Marque a opção correta sobre essas alterações orais esperadas:
Aumento do fluxo salivar; aftas traumáticas durante escovação; gengivite associada a placa bacteriana.
Gengivite associada a placa bacteriana; aumento do fluxo salivar; osteoradionecrose.
Xerostomia e hiposalivação; cárie de mamadeira; aftas e úlceras traumáticas.
Xerostomia; cárie por radiação; osteoradionecrose.
Dentre as afecções de tecidos moles, podemos destacar as neoplasias. Estas podem ser malignas ou benignas. Dito isso, assinale a seguir o quadro que se trate de uma neoplasia maligna:
Linfangioma.
Linfoma de Burkitt.
Papiloma.
Fibroma.
Hemangioma.
Qual o sítio preferido de um câncer bucal?
Palato.
Lábio.
Língua.
Gengiva.
Quando certas pessoas possuem maiores possibilidades de adquirir uma doença diz-se que constituem um grupo de risco. Essas pessoas têm em comum certas características denominadas fatores de risco. Vale dizer, que apresentam condições favoráveis ao desenvolvimento da doença, mas não obrigatoriamente a desenvolverão; apenas têm maiores probabilidades de desenvolvê-la quando comparadas com a população em geral, que não apresenta esses fatores.
Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta APENAS fatores de risco para o câncer bucal:
Consumo excessivo de álcool, sexo masculino e crianças.
Dieta rica em gordura, tabagismo e dieta rica em proteína.
Tabagismo, consumo excessivo de álcool e má higiene bucal.
Consumo excessivo de álcool, dieta rica em proteína e dieta rica em gordura.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.