Imagem de fundo

O fibro-odontoma ameloblástico é uma lesão, frequentemente encontrada nas regiões poste...

O fibro-odontoma ameloblástico é uma lesão, frequentemente encontrada nas regiões posteriores dos ossos gnáticos, especialmente em crianças com a idade média de 10 anos, sendo raramente encontrada em adultos. Geralmente, é descoberto em imagens radiográficas obtidas durante a investigação do retardo na erupção de algum dente, apresentando-se radiograficamente como:

A

Um defeito radiolúcido bem-circunscrito, unilocular (raramente apresenta-se multilocular), que contém uma quantidade variável de material calcificado, com radiodensidade compatível com a estrutura dentária, que pode se apresentar como múltiplas radiopacidades pequenas, ou como um aumento de volume conglomerado.

B

Um defeito radiolúcido irregular, unilocular (raramente apresenta-se multilocular), que contém uma quantidade variável de material calcificado, com radiodensidade compatível com a estrutura dentária, apresentando-se sempre como múltiplas radiopacidades pequenas.

C

Um defeito radiolúcido irregular, multilocular (raramente apresenta-se unilocular), que contém uma quantidade variável de material calcificado, com radiodensidade compatível com a estrutura dentária, que pode se apresentar como múltiplas radiopacidades pequenas, ou como um aumento de volume conglomerado.

D

Um defeito radiolúcido bem-circunscrito, unilocular (raramente apresenta-se multilocular), que contém uma quantidade variável de material calcificado, com radiodensidade compatível com a estrutura dentária, apresentando-se sempre como um aumento de volume conglomerado.