

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Conforme o Manual de Especialidades em Saúde Bucal (2008), no que diz respeito à especialidade clínica endodontia, são responsabilidades da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde), EXCETO:
Resolver a situação de emergência do usuário e monitorá-lo (medicação e troca de curativos) enquanto o mesmo aguarda agendamento no CEO.
Realizar as pulpotomias, inclusive nos casos de rizogênese incompleta com vitalidade pulpar.
Realizar o tratamento endodôntico em dente com polpa viva, em todas as situações.
Verificar o potencial de reversão do processo patológico, realizando proteção pulpar direta ou indireta e/ou pulpotomia, aguardando período para acompanhar e avaliar a vitalidade pulpar, antes de encaminhar o usuário ao CEO.
Observar, em relação ao dente para o qual houve encaminhamento para tratamento no CEO, se houve remoção total do tecido cariado, curativo de demora e material restaurador provisório, com coroa clínica suficiente para colocação dos grampos de isolamento absoluto, sem mobilidade acentuada e com menos de 2/3 de extrusão por perda do antagonista.