É histórico o processo de desconstrução do uso de flúor como política de saúde pública, pois, segundo Jaime Cury (2023), “ela faz parte da natureza humana na dificuldade de separar a razão (ciência) da crença (emoção)”. Sabe-se que o flúor na forma de sais de flúor, sendo o íon flúor (F- ) – o fluoreto – sua forma química biologicamente ativa, não é tóxica quando utilizado com base em pesquisas. Portanto, analise as assertivas abaixo em relação ao flúor e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O único possível efeito sistêmico comprovado do uso de fluoretos é a fluorose dentária, que não compromete a qualidade de vida das pessoas acometidas.
( ) A Organização Mundial de Saúde atualizou sua lista de medicamentos essenciais à saúde e atualmente o creme dental fluoretado (com 400 a 500 ppm F) é recomendado para pessoas do mundo inteiro e durante todos os ciclos da vida.
( ) Não se utiliza flúor (F2) em Odontologia, pois este é o mais eletronegativo dos elementos químicos e é um gás altamente tóxico.
( ) O flúor (F-) somente é usado como agente de prevenção da cárie dentária.
( ) Os géis fluoretados podem ser considerados um meio coletivo de obtenção de flúor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V – F – V.
F – V – V – F – V.
V – V – F – V – F.
F – V – F – F – F.
V – F – F – V – F.