A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) foi instituída pelo SUS em 2002. Conta com uma rede de informações e práticas de saúde organizada para realizar ações assistenciais, de vigilância e de promoção da saúde, compreende Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), estaduais, regionais e municipais, as unidades sentinelas, núcleos de saúde do trabalhador e demais serviços do SUS voltados para esse campo de atuação em saúde. Os acidentes com exposição a material biológico são os que envolvem sangue e outros fluidos orgânicos, ocorrendo comumente com profissionais da saúde. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das condutas frente a acidentes de trabalho na Odontologia.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são de uso obrigatório por força da Norma Regulamentar do governo, sendo o empregador responsável pela utilização correta por parte dos funcionários, objetivando a diminuição dos riscos de acidentes de trabalho.
A indicação de quimioprofilaxia antirretroviral é geralmente baseada em uma avaliação criteriosa de risco de transmissão do HIV, em função do tipo de acidente ocorrido e da toxicidade dessas medicações.
O fato de se reencapar agulhas está associado ao alto potencial de risco de acidentes e é reconhecido como um dos maiores fatores de risco de exposição ocupacional aos vírus da Hepatite B (HBV), Hepatite C (HCV) e ao vírus da Síndrome da Imunodeficiência Humana (HIV).
Caso o paciente-fonte não for testado para HIV (teste rápido), o profissional acidentado deve iniciar a profilaxia, idealmente, nas primeiras 02 horas.
Independentemente do acidente biológico ser via percutânea ou mucosa, não se deve friccionar o local ou usar soluções alcoólicas.